Nossas Soluções

O QUE AMAMOS FAZER. ESPECIALIDADES E PRODUTOS DA CONFIDARE

O que fazemos?

          Desenhamos e executamos programas personalizados de desenvolvimento de líderes e equipes. Utilizamos abordagens individuais, de pequenos e grandes grupos com foco nos aspectos comportamentais e emocionais conectados à cultura e à estratégia organizacional.

Especialidades - Confidare

1. ASSESSMENT EXECUTIVO

          Oferece informações detalhadas e consistentes que apoiam a tomada de decisão nas estratégias de gestão de pessoas. O processo é estruturado através de avaliações e utilização de múltiplas ferramentas que contribuem na definição dos critérios de escolha em processos de seleção, em avaliação de potencial, em movimentação de carreira e sucessão. Também é utilizado para direcionar os programas de desenvolvimento comportamental, ampliar o autoconhecimento e nortear a construção dos Planos de Desenvolvimento Individual – PDI. Pode ser realizado nas modalidades presencial ou virtual.

          Etapas:

1. Pré-Work
2. Entrevista
3. Ferramentas de Avaliação Individual
4. Avaliação 360°
5. Reunião devolutiva para  Gestores e RH
6. Reunião devolutiva para o profissional

          Ferramentas utilizadas:

PDA

          Tecnologia que analisa o perfil comportamental e permite identificar o grau de compatibilidade das competências do profissional com às exigências do cargo e funções.

L.A.B.E.L.

          Avaliação psicológica suíça que fornece um mapa de personalidade detalhado, o qual pode ser comparado ao resultado de 15.000 Executivos do Brasil, aferindo o potencial de desempenho futuro.Este instrumento mede a maioria dos traços de personalidade conhecidos o que constitui um diferencial importante e que agrega inúmeras vantagens na análise.

MBTI

          Instrumento de avaliação de personalidade amplamente utilizado no mundo, há mais de 80 anos, em empresas de todos os portes, a fim de facilitar o autoconhecimento e interação dos profissionais para melhor aproveitamento e desenvolvimento de suas competências nos diversos segmentos de uma Organização.

Avaliação 360°

          Ferramenta de desenvolvimento que oferece feedback sobre Liderança, Comunicação e Participação. O questionário pode ser customizado, incluindo competências específicas e consideradas importantes para a empresa e para o processo.

2. COACHING EXECUTIVO E DE EQUIPES

Executivo

          Processo focado no desenvolvimento da liderança. estimulando o alinhamento das habilidades e competências do profissional com a cultura da empresa. Estimula a transformação pessoal através de um caminho de descobertas, de autoconhecimento, de fortalecimento das potencialidades e de revisão de crenças limitantes para a conquista de objetivos e obtenção de resultados pessoais e profissionais.

Equipes

          Espaço de reflexão, troca de experiência, definição de objetivos, metas e ações relevantes que, associado a metodologia do coaching, reforça o potencial coletivo para o desenvolvimento de competências individuais e de grupo, impulsionando para a realização dos objetivos traçados.

3. DESENVOLVIMENTO DE LÍDERES E EQUIPES

In company

          Programa desenhado em conjunto com o cliente para o desenvolvimento de competências comportamentais conectadas à realidade e desafios da organização. Organizado no formato de módulos temáticos, com abordagem teórico-vivencial (cardápio de temas abaixo, no item workshops), prioriza o diálogo e a troca de experiências entre os participantes, além de reflexões que geram autoconhecimento e aplicabilidade dos conceitos de liderança em gestão.

Desenvolvimento de time de líderes

          Programa que fomenta a sinergia entre líderes de diferentes áreas da empresa e desafia a construção de time de líderes, fortalecendo o autoconhecimento, a autenticidade, a relação de confiança, o protagonismo, os vínculos e a cooperação entre eles.

Desenvolvimento de novos líderes e talentos

          Um Programa consistente que, a partir de etapas complementares e integradas:

1. Identifica profissionais com potencial para assumir futuras posições de liderança
2. Seleciona aqueles com maior prontidão para assumir posições de liderança
3. Envolve os selecionados numa jornada de autoconhecimento que se inicia com um processo de assessment
4. Oportuniza experiências teórico-práticas em liderança, através de módulos temáticos que trabalham competências atemporais
5. Oferece momentos de alta interação e troca de experiências em grupo e com profissionais experientes
6. Entrega uma avaliação 360° com foco em liderança
7. Disponibiliza atendimentos individuais para impulsionar o desenvolvimento de habilidades e o protagonismo de carreira
8. Desafia com atividades e ações relevantes no contexto organizacional

Desenvolvimento de líderes na gestão pública – In company

          Programa focado no contexto de organizações públicas, desenvolvido através de módulos teórico-vivenciais, coordenados por consultores com experiência em órgãos públicos. Enfatiza a identificação e análise de padrões gerenciais favoráveis e desfavoráveis à gestão, sensibilizando para a adoção de estilos de liderança que estimulem o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores públicos e elevem a qualidade do serviço prestado ao cidadão.

Workshops temáticos

          Podem ser realizados em 8h, 12h ou 16h, na modalidade presencial ou online, com abordagem teórico-prática, provocando reflexões significativas nos seguintes temas:

– Inteligência Emocional, Agilidade Emocional e Competência Interpessoal
– Relação de confiança em liderança e gestão
– Liderança
– Liderança e execução
– Liderança no século XXI
– Poder, autoridade e liderança
– Líder coach
– Empatia
– Comunicação de alta qualidade
– Feedback e Feedforward
– Estado de Flow
– Gestão de Conflitos
– Negociação Interpessoal
– Modelos Mentais e Crenças
– Diversidade
– Mudanças pessoais, profissionais e organizacionais 
– Resiliência
– Vulnerabilidade
– Motivação
– Organizações Caórdicas
– Gestão de Carreira
– Elaboração de Planos de Desenvolvimento Individual – PDIF

4. IMPLEMENTAÇÃO DE MENTORIA ORGANIZACIONAL

          O Programa de Desenvolvimento de Mentores da Confidare acontece simultaneamente com o planejamento e implementação de um ciclo de mentoria dentro da empresa. Tem uma metodologia estruturada e flexível, que leva em consideração a cultura e o contexto organizacional e oferece uma abordagem teórica, prática e vivencial. O ciclo é acompanhado pela consultoria numa relação de parceria e co-criação. O resultado final é um processo de transformação e amadurecimento dos profissionais envolvidos, agregando grande valor no desenvolvimento da liderança e no fortalecimento da cultura de compartilhamento de experiências e aprendizagem permanente. O Programa é elaborado sob medida, contendo as seguintes macro etapas: desenho do programa alinhado à cultura organizacional, identificação e formação das duplas de mentorados e mentores, formação de mentores e acompanhamento estruturado da jornada de mentoring.

Confidare - implementação

5. GESTÃO DA MUDANÇA – ASPECTOS COMPORTAMENTAIS

          Programa que desenvolve líderes e colaboradores da organização, combinando metodologias e abordagens individuais e grupais, estimulando diálogos e aprofundamento de temas organizacionais entre diferentes níveis hierárquicos sensibilizando e envolvendo as pessoas no processo de transformação. Desenhado sob medida, com etapas estruturadas de acordo com o contexto organizacional e foco da mudança.